Translate

domingo, 3 de fevereiro de 2013

A Promessa está aí à porta :)


Aqui ficam umas dicas que vos podem ajudar nas provas

1 - Quando e como surgiu o Escutismo e o C.N.E.
História do Escutismo (Site do C.N.E.)




2 - Como se organiza o C.N.E. e o Agrupamento




3 - Quem foi Baden-Powell
fonte: dinizbotelho.blogspot.com
Infância e Juventude
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Inglaterra no dia 22 de Fevereiro de 1857. Quando tinha três anos de idade, B.P. perdeu o pai, ficando a viver com a mãe e os seus seis irmãos.
Sempre que podia, B.P. costumava brincar ao ar-livre, tendo acampado com os seus irmãos por toda a Inglaterra.
Na escola, B.P. não era dos alunos mais inteligentes, mas era dos mais alegres e animados. Ainda assim, por vezes faltava às aulas para trepar às árvores e observar a Natureza. Foi na escola que descobriu que tinha muito jeito para a música, fazer teatros e desenhar
Campanha na Índia
Aos dezanove anos, B.P. já era Alferes e foi enviado para a Índia, onde decorria a guerra da Crimeira. B.P. fazia parte da Brigada Ligeira de Cavalaria.
Aos 26 anos, e devido à suas capacidades e façanhas, B.P. foi promovido a Capitão.
Enquanto estava na Índia, B.P. conquistou os prémios de desporto mais ambicionados da zona: a caça a cavalo e a caça ao javali.
Campanha em África
Depois de combater na Índia, B.P. foi para África combater os Zulus, os Achantis e os Matebeles. Os índios tinham-lhe tanto medo e respeito que lhe chamavam “Impisa”, que significa “o lobo que não dorme”, pois B.P. era corajoso, hábil e infalível a seguir pistas.
Durante a sua campanha em África B.P. foi promovido a Coronel. Após a promoção, foi encarregue de seguir para Mafeking com dois batalhões de soldados, para impedir que os índios a conquistassem. Na altura, todos sabiam que quem controlasse Mafeking controlava toda a região (devido à sua importância ao nível dos transportes).
Durante 7 meses, e só com dois batalhões, B.P. e os seus soldados estiveram cercados e sob ataque, tendo impedido que os índios conquistassem Mafeking. Foram várias a vezes que B.P. combateu contra exércitos maiores que o seu até que, finalmente, chegaram reforços. Este episódio da vida de B.P. ficou conhecido como “Cerco de Mafeking”, e é um dos principais feitos de B.P. enquanto militar.
Início do Escutismo
Quando voltou a Inglaterra, B.P. já era bastante popular, tal como o seu livro “Aids to Scouting”, que ele tinha escrito para ensinar aos militares algumas tácticas de exploração. Quando percebeu que um livro destinado a homens tinha tanto sucesso nos jovens, resolveu aproveitar os seus conhecimentos e experiências para escrever um livro parecido, destinado aos jovens, e assim foi começando a desenvolver a ideia de Escutismo. Para testar a sua ideia, no verão de 1907, B.P. foi acampar para a ilha inglesa de Brownsea, levando consigo vinte rapazes, organizados em 4 patrulhas: Corvo, Touro, Lobo e Maçarico. O acampamento foi um sucesso.
Surgimento do Escutismo Mundial
Em 1908, depois do acampamento na ilha de Brownsea, B.P. publicou o livro “Escutismo para Rapazes”, dividido em seis fascículos e saindo cada fascículo de 15 em 15 dias. Assim que os fascículos apareceram nas livrarias e quiosques, começaram a surgir vários grupos escutistas em Inglaterra e em todo o mundo.
Em 1910, B.P. deixou o exército (onde já era Tenente-General) para se dedicar ao Escutismo, ajudando a educar as gerações mais novas através da acção na Natureza.
Em 1912, B.P. fez uma viagem à volta do Mundo para conhecer Escuteiros de vários países, dando início à Fraternidade Mundial, sendo ele reconhecido como Chefe Mundial. Já em 1928, B.-P. recebeu o título de “Lord Baden-Powell of Gilwell”.
Últimos anos
Aos 80 anos, e porque as forças lhe começaram a faltar, regressou com a sua esposa ao Quénia, terra pela qual se apaixonou. Aí, num local tranquilo, com uma magnífica perspectiva de quilómetros de floresta e montanhas cobertas de neve, faleceu a 8 de Janeiro de 1941.



 4 - A Lei, os Princípios, a Divisa e a Oração do Escuta, e o Cerimonial da Promessa:

5 - Como se organizam os Exploradores?


6 - Quais são os cargos existentes nas Patrulhas?


7 - Quais são o Imaginário, a Mística e a Simbologia da IIª Secção

8 - Conhecer o Patrono dos Exploradores e o Patrono do C.N.E:
S. Tiago
fonte: cneagrup554-olhao.net
Tiago, Maior, era filho de Zebedeu e de Salomé, uma das mulheres que seguiam Jesus na sua pregação, que O acompanharam até à cruz e, na manhã da Ressurreição, acorreram para O ungir.
S. Tiago e seu irmão João, os Boanerges ou Filhos do Trovão, foram chamados por Jesus quando estavam com o seu pai Zebedeu, consertando as redes, nas margens do mar da Galileia.
S. Tiago tinha um carácter muito resoluto e generoso. Quando o Senhor o chamou não duvidou e deixou tudo. Mas também era extremista: quando os samaritanos não quiseram receber Jesus, irritados, Tiago e João pretendiam que descesse fogo do céu e acabasse com eles (e por isso são chamados de Filhos do Trovão). Outra vez deixaram- se levar pela ambição: apresentaram-se com a sua mãe, Salomé, para Lhe pedir os primeiros lugares (à sua direita e à sua esquerda), quando se restaurasse o Reino de Deus.
Mas tudo isto não foi obstáculo para que Jesus desse aos dois irmãos, juntamente com Pedro, provas especiais de apreço: os três, sozinhos, foram testemunhas da Transfiguração de Jesus no Tabor, presenciaram a ressurreição da filha de Jairo e assistiram à agonia de Jesus no Getsémani.
Chamado por Cristo, S. Tiago, Apóstolo, viu concretizadas as promessas de Deus ao seu Povo, ao testemunhar o poder da Ressurreição de Cristo. A partir daí, fortalecido pelo Espírito Santo, S. Tiago assumiu a fé de forma destemida e aceitou testemunhá- la até às últimas consequências (Act 12,1-2). Sendo originário da Galileia, S. Tiago terá aceitado o desafio de partilhar com outros povos o tesouro da fé: segundo a tradição, teria vindo até à Península Ibérica, para evangelizar, tendo desenvolvido actividade sobretudo na Galiza e na zona hoje correspondente a Aragão.
Assim, S. Tiago foi um autêntico explorador, na medida em que aceitou pôr-se a caminho, guiado pela «estrela» da fé que o animava e fortalecido pelo desejo insaciável de a dar a conhecer. Mesmo sem saber que dificuldades iria encontrar, S. Tiago partiu com o intuito de apontar, também aos outros, o caminho para a «Terra Prometida», o caminho para Deus.
Tiago cumpriu assim duas missões principais: primeiro levou o Evangelho até Espanha (às regiões Tarraconense, Bética e Lusitana); depois, quando regressou a Jerusalém, foi o primeiro dos apóstolos a derramar o seu sangue por Cristo. Herodes Agripa, tendo recebido o reino do imperador Calígula e de modo a se reconciliar com os judeus, mandou degolar Tiago.
Contam as antigas tradições que o corpo de S. Tiago foi trasladado para a Galiza. Em 813, um ermitão viu brilhar uma estrela em Iria que indicaria o local onde se encontravam os restos mortais de Tiago, e o bispo Teodomiro descobriu as relíquias no que chamam o Campo da Estrela (ou Compostela). Desde então, este Apóstolo protege Espanha e, pelo "Caminho de Santiago", acorreram (e continuam a acorrer) peregrinos de toda a Cristandade.
O nome de Santiago Maior deve-se apenas a uma razão: quando foi declarado Santo, colocaram-lhe o nome de Santiago Maior para o diferenciar de outro discípulo de Jesus, cujo nome era Santiago Menor, e ainda de Santiago, o Justo.

S. Nuno
fonte: fradescarmelitas.blogspot.com
Nuno Álvares Pereira nasceu em 1360 no Castelo do Bonjardim. Na juventude integrou o séquito de D. Fernando, sendo armado Cavaleiro. Casa com D. Leonor de Alvim, de quem teve uma filha.
Estando ameaçada a independência nacional, após a morte do Rei, Nuno abraça a causa do Mestre de Avis, nomeado pelo povo Regedor e Defensor do Reino, lutando contra Castela, encabeçando exércitos, sendo nomeado Condestável, e vencendo sucessivas batalhas até à consolidação da nova dinastia.
Profundamente religioso, e devoto de Nossa Senhora, leva uma vida de profunda oração mesmo no campo de batalha, sendo audaz na contenção dos excessos usuais à época nos períodos pós-batalha. Ganha, assim, fama de santidade, fazendo que mesmo os inimigos o admirassem e procurassem conhecer nos períodos de tréguas.
Em 1415 participou ainda na Tomada de Ceuta.
Triunfador no campo de batalha e na construção política de uma nova dinastia que assegurava a independência de Portugal, acumula riquezas imensas, tornando-se na pessoa mais rica do Reino.
Após enviuvar, dedica-se à construção do Convento do Carmo em Lisboa, onde em1422 recolhe como frade, após partilhar todos os seus bens, tomando o nome de Nuno de Santa Maria e entregando-se fervorosamente à oração e à caridade, sendo visto pela cidade a pedir esmola e a acudir aos mais necessitados, seja na doença seja a subsistência. Morre em 1431, na sua pobre cela, rodeado pelo Rei e pelos Príncipes.


9 - Trabalhar e viver em Patrulha.
Esta prova será avaliada e, se assim se decidir, validada em Conselho de Guias e/ou pela Equipa de Animação.



10 - Conhecer as Áreas do Desenvolvimento e os Trilhos que terás que escolher na Etapa da Aliança:


11 - Participar numa Aventura da Expedição.
Esta prova será avaliada e, se assim se decidir, validada em Conselho de Guias e/ou pela Equipa de Animação.



12 - Aplicar correctamente diferentes tipos de Nós: Direito, Barqueiro e Correr.

13 - Descrever os distintivos do Uniforme:

Sem comentários:

Enviar um comentário